quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tabela Periódica


Sempre que eu falo que estudei química, muita gente fala assim pra mim: "Nossa!!!! A Tabela Periódica...horrível, ficar decorando todos os elementos!!!" Não é bem assim, ela não é horrível, basta saber utilizá-la e também não precisa ficar decorando ela não. A seguir vou descrever um pouco da história da Tabela Periódica e deixar um site bacana onde é possível consultar cada elemento apenas passando o mouse sobre o elemento.
A tabela periódica consiste em um ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que apresentam as propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleyev , substituindo o ordenamento pela massa atômica. Ele publicou a tabela periódica em seu livro Princípios da Química em 1869, época em que eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos químicos.
Em 1913, através do trabalho do físico inglês Henry G.J.Moseley, que mediu as freqüências de linhas espectrais específicas de raios X de um número de 40 elementos contra a carga do núcleo (Z), pôde-se identificar algumas inversões na ordem correta da tabela periódica, sendo, portanto, o primeiro dos trabalhos experimentais a ratificar o modelo atômico de Bohr. O trabalho de Moseley serviu para dirimir um erro em que a Química se encontrava na época por desconhecimento: até então os elementos eram ordenados pela massa atômica e não pelo número atômico.

Esse é só um histórico sobre a Tabela, se fosse para escrever tudo o que é possível observar nela, o texto ficaria enorme!!!!

O site para consultas dos elemntos é esse:





Um comentário:

  1. Boa tarde Sr. Henrique!

    Gostaria de agradecer pela dica do site!!! Muito bacana e realmente compreensível...parabéns e boa sorte!

    ResponderExcluir