quarta-feira, 21 de abril de 2010

QUÍMICA FORENSE: O que é?


O estudo da Química Forense teve início quando o professor Henry Holmes Croft testemunhou quanto ao homicídio cometido pelo Dr. Wiliam Henry King. O prof. Croft testemunhou que tinha encontrado onze grãos de arsênico no estômago da sra. Sarah king. Como consequência o Dr. King foi condenado pelo assassinato de sua esposa. A meta principal da ciência forense é prover apoio científico para as investigações de danos, mortes e crimes inesplicados. A ciência da Química Forense lida com substâncias como tinturas, vidros, solos, metais, plásticos, explosivos e produtos derivados de petróleo.

Um princípio básico da Química Forense é o fato irrefutável de que todo e qualquer tipo de contato deixa um rastro.. Se uma colisão seguida de fuga ocorresse, haveria transferência de pintura; se um assaltante quebrasse uma janela de vidro, seriam achados pedaços de vidro em suas roupas; o disparo de uma arma deixaria resíduos de pólvora na mão do usuário.

Os químicos forense primeiramente encontram as pistas. Essas pistas são analisadas e seu significado é determinado. Em um caso de acidente envolvendo atropelamento e fuga, traços de pintura automobilística na calça da vítima foram detectados como sendo uma pintura prateada metálica. Dos pedaços de vidro encontrados na vítima, foi determinado que a janela traseira do carro tinha sido estilhaçada no impacto. Também foi observado que havia uma impressão parcial do logotipo do fabricante do carro na calça da vítima. Com essas evidências, o veículo foi localizado rapidamente.

A mais recente contribuição da Química no trabalho forense veio com as técnicas de perfilamento do DNA. Esse método tem a capacidade de identificar uma pessoa através do código genético com qualquer pedaço de tecido.

Uma única investigação em um laboratório forense pode envolver muitos tipos de cientistas. Há químicos, toxicólogos, biólogos, biólogos moleculares, botânicos e geólogos, só para mencionar alguns. Esses detetives "cientistas" montam um quebra-cabeça muito difícil para formar um quadro do crime.

A ciência forense no mundo continua crescendo e se expandindo. Hoje há nove ciências forenses principais. Assim, quando você ler uma manchete onde um grande caso foi resolvido e foram achadas muitas respostas, tente pensar em toda a ciência e cientistas, INCLUSIVE QUÍMICOS que ajudaram a resolver o caso.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

CURIOSIDADES DA QUÍMICA

Até a idade média eram conhecidos apenas alguns elementos, como o chumbo, ferr, ouro, prata, estanho, mercúrio, cobre, carbono e enxofre. O símbolo do elemento foi dado de acordo com o seu nome derivado do latim:

- Ouro: Aurum = Au

- Prata: Argentum = Ag

- Carbono: Carbon = C

- Estanho: Stanum = Sn

Durante a Idade Média a Química não era conhecida como uma ciência, nessa época, era conhecida como Alquimia.
A figura abaixo apresenta alguns símbolos que eram utilizados naquela época.















E-MAIL: hgrigolon@gmail.com
MSN: henrique.grigolon@hotmail.com